Título: | O FENÔMENO BOOKTUBER: JUVENTUDE, LITERATURA E REDES SOCIAIS | ||||||||||||
Autor: |
LIVIA FRANCA SALLES |
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Colaborador(es): |
ADRIANA ANDRADE BRAGA - Orientador |
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Catalogação: | 28/JAN/2019 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=36310&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=36310&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36310 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Esta pesquisa propõe uma reflexão sobre um grupo específico e suas práticas sociais na internet: os booktubers. Booktubers são criadores de canais de vídeos dedicados ao tema livro na plataforma YouTube. Este trabalho tem como foco analisar as interações sociais nesses canais literários, criados inicialmente por jovens leitores, abrindo espaço para a discussão de literatura juvenil. Para isso, foram analisados os canais das booktubers Tatiana Feltrin, Pamela Gonçalves e Thereza Andrada. O trabalho se apoia nas noções de juventude e cultura juvenil, na leitura da cibercultura como cultura contemporânea, e nas de socialidade e interações no meio digital. Como resultado da análise, notamos que os booktubers nasceram como um movimento juvenil espontâneo na web, mas estão intrinsecamente vinculados às mídias de massa. Verificamos também que há uma regulação do espaço no YouTube, em que a principal estratégia de comunicação passa pela valorização da espontaneidade e do falar de si.
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