Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Título: LUATS: UM ESPAÇO DE TUPLAS REATIVO ORIENTADO A EVENTOS
Autor: MARCUS AMORIM LEAL
Colaborador(es): NOEMI DE LA ROCQUE RODRIGUEZ - Orientador
Catalogação: 11/JUN/2003 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=3629&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=3629&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3629
Resumo:
Com a evolução da Internet e o crescente sucesso de ambientes Web como plataformas genéricas de aplicação, expandiram-se as necessidades de integração e coordenação de componentes de software heterogêneos e autônomos. Os requisitos específicos deste contexto impulsionaram uma nova leva de trabalhos sobre mecanismos de coordenação, dentre os quais o espaço de tuplas reativo. Neste trabalho apresentamos LuaTS, um espaço de tuplas reativo com uma dinâmica de execução orientada a eventos e com suporte apenas a chamadas assíncronas. Desenvolvido em Lua, o sistema incorpora funcionalidades diferenciadas que permitem ao programador expandir a sua semântica básica e flexibilizam o processo de busca e recuperação de tuplas. Descrevemos a implementação de LuaTS e exploramos suas particularidades através de alguns exemplos, incluindo problemas clássicos de programação concorrente e distribuída. Conforme ilustramos, os benefícios do desacoplamento proporcionado pelo modelo de espaço de tuplas, aliados à dinâmica de programação orientada a eventos, simplificam a sincronização inter-processos e geram um fluxo de execução mais claro, reduzindo em muitos casos o esforço associado ao desenvolvimento de aplicações distribuídas.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE TABELAS PDF      
CAPÍTULO 1 PDF      
CAPÍTULO 2 PDF      
CAPÍTULO 3 PDF      
CAPÍTULO 4 PDF      
CAPÍTULO 5 PDF      
CONCLUSÃO PDF      
APÊNDICE A PDF      
BIBLIOGRAFIA PDF