Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: UMA FERRAMENTA DE MEDIÇÃO DE MATURIDADE APLICADA À CADEIA DE SUPRIMENTOS
Autor: THAIS ROSA DA SILVA
Colaborador(es): ANTONIO MARCIO TAVARES THOME - Orientador
Catalogação: 23/JAN/2019 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=36265&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=36265&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36265
Resumo:
O mercado competitivo exige sistematicamente custos reduzidos e mais flexibilidade das organizações contemporâneas que, por sua vez, podem alcançar melhores resultados ao focarem no desenvolvimento de suas cadeias de suprimento. Sendo assim, os modelos de maturidade em supply chain se apresentam como aliados no processo de alavancagem das organizações. Apesar do crescente número de modelos neste campo de conhecimento, a literatura aponta para uma lacuna na criação de modelos híbridos, adaptativos e que se predispõem a medir a cadeia de suprimentos de forma ampla. A partir desta carência, o objetivo desta dissertação foi desenvolver um modelo de maturidade em gestão de cadeias de suprimentos com uma ferramenta de medição associada. Para isso, foi desenvolvida uma metodologia subdividida em três fases, abrangendo: os estudos introdutórios, a pesquisa bibliográfica e o desenvolvimento efetivo do modelo e ferramenta. O resultado desta pesquisa foi a criação do produto tecnológico, com registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Supply Chain Management Maturity Model (SCM3). SCM3 é um modelo de caráter interdisciplinar, multidimensional e composto por 6 dimensões de aplicação: gestão de fornecedores, gestão da operação e clientes, gestão das atividades logísticas, recursos humanos, sistemas tecnológicos e sistema de medição de performance. O SCM3 utiliza o conceito de pontos chave de transição para mudança de nível de maturidade, o que confere maior pragmatismo ao modelo. A operacionalização deste modelo exigiu também o desenvolvimento de um método de apoio às organizações para sua implantação. O protótipo de ferramenta computacional associada ao SCM3 gera resultados compatíveis e comparáveis, reunindo 153 questões e 5 funcionalidades. A etapa de validação do modelo contou com a participação de especialista tanto do mercado, quanto da academia, que avaliaram aspectos inerentes à interface, conteúdo, encadeamento lógico, viabilidade e aceitabilidade do modelo. O modelo foi aplicado em ambiente organizacional em duas grandes empresas, líderes do setor de telecomunicações brasileiro, contando com a participação da camada gerencial das companhias. A aplicação se demonstrou relevante para organizações e acadêmicos, sendo capaz de realizar inúmeras análises para organizações alavancarem suas cadeias e apoiar estudo futuros de benchmarking em maturidade em supply chain.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF