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Título: DESIGN PARTICIPATIVO E PRINCÍPIOS INCLUSIVOS: MÚLTIPLOS MODOS DE MEDIAÇÕES NA RELAÇÃO DE SUJEITOS COM AUTISMO
Autor: DANIELA DE CARVALHO MARÇAL
Colaborador(es): JACKELINE LIMA FARBIARZ - Orientador
Catalogação: 28/DEZ/2018 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=35954&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=35954&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35954
Resumo:
A tese de cunho qualitativo interpretativo investiga metodologias de Design que sustentam projetos que resultem na promoção do desenvolvimento das interações sociais e padrões de comunicação dos sujeitos com autismo. Defende-se que a metodologia design em parceria, os princípios da tecnologia calma e os princípios do Desenho Universal para Aprendizagem, empregados em projetos junto a pessoas com autismo, potencializam os múltiplos modos de comunicação e expressão. Como percurso metodológico, há a observação participativa de uma criança com autismo em sala de aula e o relato de experiência de oficina com educadores, terapeutas e mediadores. A pesquisa propõe procedimentos que auxiliem designers e educadores no desenvolvimento de projetos e no manejo de sistemas de informação e de objetos de mediação em ambientes formais e informais de educação. Reflete-se sobre a importância do uso de metodologias de design que abarque o sujeito com autismo apoiado em seus potenciais. Conclui-se que designers podem ter participação ativa em situações que impactam a sociedade, pois, para além deles desenvolverem expertises técnicas de solução de problemas, eles concebem metodologias processuais de construção de sentidos que apoiam as interações sociais. Neste sentido, enfatiza-se a aproximação de saberes das áreas de design e educação no desenvolvimento de metodologias e princípios que fortaleçam as singularidades de pessoas com autismo, com vistas a diminuição das barreiras comunicacionais e a consolidação de práticas educacionais e sociais inclusivas.
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