Título: | DESIGN E AS TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS NA CRIAÇÃO DE NARRATIVAS DIGITAIS PARA CRIANÇAS SURDAS E OUVINTES | ||||||||||||
Autor: |
ANA TEREZA PINTO DE SEQUEIROS CORREIA |
||||||||||||
Colaborador(es): |
RITA MARIA DE SOUZA COUTO - Orientador CRISTINA PORTUGAL - Coorientador |
||||||||||||
Catalogação: | 27/DEZ/2018 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=35944&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=35944&idi=2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35944 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A presente tese tem por objetivo geral fornecer à luz de metodologias de Design em Situações de Ensino-Aprendizagem, o uso de recursos inclusivos para o desenvolvimento de narrativas digitais bilíngues para crianças surdas, de forma participativa. Aborda questões históricas acerca do oralismo e gestualismo, como a aquisição da linguagem na mais tenra idade é fundamental para o desenvolvimento cognitivo infantil e as dificuldades encontradas no ensino simultâneo da Língua Brasileira de Sinais, a LIBRAS e do português escrito. Apresenta uma reflexão sobre como a tecnologia pode ser usada como mediadora para a aprendizagem de conteúdos socioculturais, assim como o desenvolvimento de habilidades sensório-motoras e cognitivas no processo de crescimento da criança. Desenvolve-se como um estudo de caso com a criação de uma história interativa digital bilíngue, concebida e desenvolvida pela equipe do Laboratório Interdisciplinar Design/Educação, do Departamento de Artes e Design, da PUC-Rio (LIDE | DAD | PUC-Rio), contemplada pela Chamada Universal 14/2013 - CNPq, que tem as etapas para a sua construção descritas. Ao final, disponibiliza orientações para a construção de narrativas interativas digitais com os objetivos acima descritos, a fim de fomentar o campo do Design em Parceria com a Educação, ampliando o alcance de projetos desta natureza para este público.
|
|||||||||||||
|