Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: IMPACTO DA GOVERNANÇA E GESTÃO DE TI NOS RESULTADOS DAS ORGANIZAÇÕES BRASILEIRAS
Autor: CLAUDIA MARCIA VASCONCELOS E MELLO DIAS
Colaborador(es): JORGE FERREIRA DA SILVA - Orientador
Catalogação: 27/DEZ/2018 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=35934&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=35934&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35934
Resumo:
Essa pesquisa pretende colaborar para um melhor entendimento da importância da governança e gestão de TI, à luz da Resource-based View, para vencer os modernos desafios que se impõem às organizações públicas brasileiras em sua missão institucional de oferecer uma prestação de serviços públicos aos cidadãos com qualidade, segurança e eficiência. O estudo foi desenvolvido com base nos dados coletados pelo TCU junto às 482 organizações que responderam ao Levantamento Integrado de Governança Organizacional Pública (iGov2017). Os dados foram tratados de forma quantitativa usando as técnicas multivariadas de análise de fatores e análise de cluster. Em seguida, comparou-se o desempenho dos quatro grupos formados, em termos de observância da legislação vigente no tocante à prestação de serviços públicos com qualidade. A pesquisa revelou que 47,7 por cento das organizações exibem níveis incipientes de governança e gestão de TI com impactos na qualidade da prestação de serviços públicos. Destacam-se negativamente os índices de gestão de riscos, gestão de níveis de serviço de TI e gestão da segurança da informação. Em contrapartida, 19 por cento das organizações revelaram níveis satisfatórios de resultados e maturidade de governança e gestão de TI. As evidências encontradas apontam uma correlação positiva entre a qualidade da governança e gestão de TI e os resultados finalísticos das organizações. Os resultados dessa pesquisa sugerem que uma orquestração multifacetada, harmônica e complexa, que assegure um alinhamento consistente e contínuo entre decisões estratégicas, alinhamento estratégico de TI, gestão de riscos, gestão e governança de TI, afeta decisivamente o desempenho das organizações brasileiras.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF