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Título: RESILIÊNCIA, TRAÇOS DE PERSONALIDADE E ESTRESSORES DA DOCÊNCIA COMO PREDITORES DO ESTRESSE OCUPACIONAL
Autor: JOSE CANDIDO PEREIRA NETO
Colaborador(es): JEAN CARLOS NATIVIDADE - Orientador
Catalogação: 12/DEZ/2018 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=35829&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=35829&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35829
Resumo:
A pesquisa teve o objetivo principal de verificar o poder preditivo da resiliência, dos cinco grandes fatores de personalidade e estressores da profissão sobre o estresse ocupacional (estudo 1). Também foi objetivo verificar o poder preditivo dos estressores da docência sobre o bem-estar subjetivo para além do que é explicado por características de personalidade (estudo 2). Participaram da pesquisa 209 professores do ensino fundamental de escolas públicas e particulares. Os resultados do estudo 1 revelaram que 45 por cento da variância do estresse ocupacional foi explicado pelas variáveis do estudo. Os resultados do estudo 2 mostraram que 7 por cento da variância da satisfação de vida foi explicada por características de personalidade e 8 por cento por estressores da profissão. Afeto positivo teve 26 por cento da variância explicada por fatores de personalidade e 4 por cento pelo estressor relacionado às pressões do trabalho. Afeto negativo teve 20 por cento da variância explicada por personalidade e 20 por cento pelos estressores da docência. Conclui-se no estudo 1 que, apesar dos estressores impactarem no estresse ocupacional, as características de personalidade podem atenuar ou elevar o estresse. A resiliência, mesmo correlacionando-se negativamente com o estresse, não é um preditor significativo quando analisada com as demais variáveis. No estudo 2 os resultados mostram que os estressores da profissão impactam negativamente no bem-estar subjetivo geral, sobretudo, explicando a emergência de sentimentos negativos.
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