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Título: PAVÕES, HUMANOS E FERRARIS: O CONSUMO CONSPÍCUO COMO CRITÉRIO DE ATRATIVIDADE DE HETEROSSEXUAIS E NÃO-HETEROSSEXUAIS
Autor: FELIPE CARVALHO NOVAES
Colaborador(es): JEAN CARLOS NATIVIDADE - Orientador
Catalogação: 11/DEZ/2018 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=35823&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=35823&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35823
Resumo:
Diversos fatores são considerados no julgamento da atratividade de possíveis parceiros amorosos. Esses fatores abrangem características físicas, traços psicológicos, status social e demonstração de recursos. Homens que ostentam posse de recursos são considerados mais atraentes por mulheres que preferem relacionamentos de longo prazo. Pesquisas recentes vêm mostrando que o consumo conspícuo pode ter importante papel como critério de atratividade. Por outro lado, o consumo conspícuo parece aumentar a atratividade dos homens perante mulheres interessadas em relações de curto prazo. Desse modo, o primeiro capítulo consiste numa revisão de literatura sobre recursos como sinais de atratividade em relacionamentos de longo prazo. O segundo capítulo consiste numa análise dos resultados de quatro experimentos que tiveram como objetivo investigar a influência do consumo conspícuo como critério de atratividade de mulheres interessadas em relacionamentos de curto prazo. O segundo objetivo desse estudo foi verificar se o consumo conspícuo influenciaria a atratividade de indivíduos não-heterossexuais em relacionamentos de curto prazo. Os resultados não mostraram influência do consumo conspícuo sobre a atratividade, independente da orientação sexual. Surpreendentemente, alguns resultados sugeriram que as mulheres acharam mais atraentes os indivíduos na condição sem consumo conspícuo. Isso pode ter ocorrido devido a um viés amostral. A maioria dos participantes tinha alto grau educacional, o que pode estar associado maior preferência por relacionamentos de longo prazo. O objeto usado como consumo conspícuo (carro popular e carro luxuoso) pode, ainda, não ser de especial interesse dessa amostra com alto grau de escolaridade.
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