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Título: TREINAMENTO COGNITIVO DA MEMÓRIA DE TRABALHO EM ADULTOS IDOSOS
Autor: TANIA MARIA NETTO
Colaborador(es): JESUS LANDEIRA FERNANDEZ - Orientador
ROCHELE PAZ FONSECA - Coorientador
Catalogação: 12/NOV/2018 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=35591&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=35591&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35591
Resumo:
A presente tese de doutorado aborda a temática: treinamento da memória de trabalho (MT) em adultos idosos saudáveis na interface da psicologia clínica e neurociências. Esta tese foi composta por dois estudos: um teórico e outro empírico. O estudo teórico teve como objetivo revisar a literatura nos últimos dez anos, em busca de um panorama sobre estudos de intervenções neuropsicológicas na MT, em amostras com adultos. Esta busca apresentou como resultado um número escasso de investigação. Na literatura internacional (site de busca PubMed), apenas sete delas foram encontradas, sendo três com adultos idosos saudáveis e quatro com adultos que sofreram lesões cerebrais adquiridas. Em relação ao grupo de adultos idosos saudáveis, o aprimoramento da MT só foi observado após dois anos de intervenção cognitiva, com frequência semanal de no mínimo duas sessões. Em contraste, o grupo de adultos com lesões cerebrais adquiridas apresentaram melhoras em três meses de treinamento. O outro estudo, o empírico, teve como objetivo verificar o efeito do Programa de Treinamento da MT (TMT) em adultos idosos saudáveis e independentes, por meio de comparações intra e entre grupos de desempenhos nos testes neuropsicológicos administrados pré e pós intervenção. O desempenho das funções cognitivas que apresentaram diferenças significativas nos testes neuropsicológicos, na análise intra-grupo, foram atenção e memória episódica visuo-verbal, que são diretamente relacionadas à MT. Na análise entre-grupos diferenças de desempenhos foram encontradas na memória verbal episódica e nas funções executivas. Esses resultados sugerem que o presente TMT, mesmo sendo de curta duração, pode proporcionar um efeito de transferência a outras funções cognitivas relacionadas à MT, mostrando assim que mesmo de forma indireta essa função pode ser aprimorada. Sugere-se replicar o presente estudo empírico, de forma que o período de intervenção seja mais longo, além de três meses e a frequência de sessões semanais sejam aumentadas, no mínimo duas vezes por semana, verificando assim se o presente programa TMT com adultos idosos saudáveis e independentes apresentará aprimoramento significativo de forma direta no desempenho da MT.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE ABREVIATURAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXO PDF