Título: | A INCORPORAÇÃO DE UM MODISMO ESPORTIVO À IDENTIDADE, ATRAVÉS DE MÍDIAS SOCIAIS | ||||||||||||
Autor: |
ISABELA FLEURY DA ROCHA DE CARVALHO |
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Colaborador(es): |
LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES - Orientador |
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Catalogação: | 06/NOV/2018 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=35513&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=35513&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35513 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Esta dissertação procura identificar razões para a possível incorporação de um modismo esportivo à identidade social do consumidor, a partir de sua exposição nas redes sociais a postagens de conteúdo e imagens referentes a um esporte, no caso o Crossfit. Foram conduzidas entrevistas, com duração média de 40 minutos, com 10 mulheres praticantes do esporte e idades entre 18 e 39 anos. Os dados coletados foram tratados qualitativamente por meio de análise de conteúdo latente, de cunho interpretativo. Foram desvendadas evidências de que modismo é o principal ponto de partida para a prática do Crossfit, com indícios claros de incorporação do modismo à identidade social, a partir da incorporação de conceitos do esporte à vida individual e social do praticante, desde a forma de vestir até mudanças de comportamentos, como alterações nos hábitos alimentares, na autoconfiança e na autoestima e migração para novos grupos sociais, mais adequados à nova identidade. As razões declaradas pelos entrevistados para a incorporação do modismo vão desde sensações idealísticas, absorvidas durante a exposição e a observação de fotografias postadas em redes sociais, relacionadas a um esporte desafiador e motivador de superação, até sua identificação com características do praticante que exibiu suas fotografias e comentários em rede social.
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