Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: AS ALIANÇAS DEMONÍACAS DO ANIMALISMO POR VIR
Autor: LUIZ GUILHERME V DIAS DA FONSECA
Colaborador(es): FREDERICO OLIVEIRA COELHO - Orientador
Catalogação: 26/OUT/2018 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=35459&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=35459&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35459
Resumo:
Esta dissertação propõe um estudo acerca da acentuação do controle dos corpos efetuado pelo regime farmacopornográfico (Paul B. Preciado) e sua produção de subjetividade, levando em conta a tensão entre as técnicas que compõem o que se habituou a chamar de humano e as invenções técnicas que se afastam do mesmo, das quais o bio-hackeamento e a intoxicação voluntária serão os exemplos analisados. Para isso, faz-se aqui um duplo movimento de investigação e experimentação dos conceitos de aliança intensiva (Deleuze e Guattari), ou alianças demoníacas (Viveiros de Castro), a partir de laços estratégicos possíveis entre os desumanizados pelo humanismo. Há também a proposição de uma alternativa ao humanismo levando adiante a provocação conceitual de Preciado de um animalismo por vir, em uma escrita especulativa que atravessa as obras de Eduardo Viveiros de Castro (Metafísicas Canibais) e Paul B. Preciado (Testo Yonqui).
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF