Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: SIMULAÇÃO DE TRANSPORTE E DEPOSIÇÃO DE SEDIMENTOS SILICICLÁSTICOS EM AMBIENTES DE PLATAFORMA, TALUDE E BACIA
Autor: CARLOS VITOR DE ALENCAR CARVALHO
Colaborador(es): LUIZ FERNANDO CAMPOS RAMOS MARTHA - Orientador
Catalogação: 26/MAI/2003 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=3529&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=3529&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3529
Resumo:
A geologia sedimentar trata do estudo dos processos físicos, químicos e biológicos atuantes na superfície da Terra não só no presente como também ao longo de toda a sua evolução. Em função disso, ela pode ser aplicada em diversos campos, como, por exemplo, no estudo da formação de combustíveis fósseis. Um dos focos principais da geologia sedimentar reside em determinar os parâmetros e processos pelos quais as bacias sedimentares são preenchidas. Neste trabalho é apresentado o desenvolvimento de um simulador numérico de sedimentação tridimensional, chamado de STENO, com ênfase nos processos deposicionais em ambientes de plataforma, talude e bacia. O algoritmo do simulador é baseado nos conceitos quantitativos formulados pela Estratigrafia de Seqüências, como mecanismos de controle primário da arquitetura dos estratos sedimentares, e em uma análise numérica para simulação do fluxo bidimensional de um fluido incompressível, em regime permanente, não viscoso, em função da batimetria da região a ser modelada através de um grid regular definido pelo usuário. O campo de velocidades, calculado a partir das velocidades de aporte de sedimentos e das velocidades de corrente, é utilizado para determinar a direção de escoamento dos sedimentos (linhas de correntes). A abordagem dada pelo algoritmo do STENO é inovadora em termos dos algoritmos existentes, pois considera que os sedimentos são transportados hidrodinamicamente, isto é, na direção x e y eles são transportados seguindo as linhas de corrente e na direção z a movimentação/deposição dos sedimentos é controlada pelo ângulo de estabilidade de cada fração litológica (areia, silte ou argila) e pelo volume do espaço disponível para acomodação em cada uma das colunas formadas a partir das células do modelo discretizado.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
PARTE 2, CAPÍTULO 1 PDF    
PARTE 3, CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
PARTE II E CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 3 - PARTE 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 4 - PARTE 2 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
PARTE 2, CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 5 - PARTE 3 PDF    
CAPÍTULO 5 - PARTE 4 PDF    
CAPÍTULO 5 - PARTE 5 PDF    
CAPÍTULO 5 - PARTE 6 PDF    
CAPÍTULO 5 - PARTE 7 PDF    
CAPÍTULO 5 - PARTE 8 PDF    
CAPÍTULO 5 - PARTE 9 PDF    
CAPÍTULO 5 - PARTE 10 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF