Título: | DESAFIOS DO MAGISTÉRIO: A COCONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES EM MICROCENAS NARRATIVAS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA | ||||||||||||
Autor: |
ADRIANA RODRIGUES DE ABREU |
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Colaborador(es): |
ADRIANA NOGUEIRA ACCIOLY NOBREGA - Orientador |
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Catalogação: | 24/SET/2018 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=35194&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=35194&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35194 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Esta pesquisa investiga microcenas narrativas produzidas em um Grupo de Discussão por quatro professores de diferentes disciplinas da Educação Básica, no momento em que os participantes tematizam questões importantes para o trabalho docente, sobretudo, àquelas relacionadas aos desafios do magistério. Inserido na área de Linguística Aplicada, o estudo tem por objetivo analisar como ocorre a coconstrução das identidades profissionais dos professores que emergem em microcenas narrativas, bem como investigar os discursos avaliativos realizados pelos participantes na reconstrução de suas identidades profissionais. A arquitetura teórica conjuga abordagens estruturais (LABOV; WALETZKY, 1967; LABOV, 1972) e interacionais (MOITA LOPES, 2001; BASTOS, 2004, 2005; DE FINA, 2008) para análise da narrativa, assim como entrelaça estudos sociológicos (BAUMAN, 2005; HALL, 2005; GIDDENS, 1999, 2002) à perspectiva socioconstrucionista de identidade (BUCHOLTZ; HALL, 2003, 2005; MOITA LOPES, 2002, 2003). Para alcançar os objetivos propostos, a perspectiva metodológica qualitativa e interpretativa (DENZIN; LINCOLN, 2006) de cunho etnográfico foi utilizada, com foco em uma interação produzida ao longo de um Grupo de Discussão. Os resultados indicam que: (i) os participantes avaliam suas experiências docentes a partir dos desafios que enfrentam em sala de aula; (ii) os docentes constroem narrativas de sofrimento que reforçam suas dificuldades em lidar com os desafios da profissão, mas, por outro lado, reforçam seus desejos de lutar e permanecer no magistério, apesar de tais desafios; (iii) os professores constroem múltiplas identidades profissionais coletivas em distintos momentos da interação, evidenciando o engajamento e a cooperação para o desenvolvimento de suas histórias e; (iv) os elementos avaliativos são constitutivos do processo de construção das identidades profissionais dos professores.
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