Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS DE PRÉ-ESCOLARES
Autor: MARIA CLARA VELOSO DE OLIVEIRA
Colaborador(es): LUCIANA FONTES PESSOA - Orientador
HELOISA VEIGA DIAS ALVES - Coorientador
Catalogação: 13/SET/2018 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=35072&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=35072&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35072
Resumo:
O entendimento de que o desenvolvimento infantil acontece de maneira dinâmica entre fatores biológicos e ambientais sugere que essa fase constitui um período flexível, que pode ser aprimorado através de intervenções. Desta maneira, crianças em idade pré-escolar são simultaneamente vulneráveis às influências do meio e capazes de se beneficiar com intervenções precoces, apontando para a importância do estudo do desenvolvimento cognitivo nesta etapa da vida. Na literatura, as funções executivas são apresentadas como habilidades cognitivas flexíveis, necessárias para a adaptação do ser humano frente às novas situações, articuladas àquelas ações necessárias para alcançar determinado objetivo. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão bibliográfica referente aos estudos que investigam os estágios iniciais do desenvolvimento destas funções e, a partir disto, elaborar uma proposta para medir as funções executivas de crianças em idade pré-escolar, apontando os benefícios dessas investigações para a área do desenvolvimento infantil. A partir da revisão de literatura, verificou-se a necessidade de publicações nacionais visando à adaptação e validação de instrumentos de avaliação neuropsicológica direcionados às etapas iniciais do desenvolvimento no ciclo vital. O presente estudo apresenta uma ferramenta alternativa que sirva de instrumento para a investigação destas funções ainda na primeira infância.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF