Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: SUSTENTABILIDADE EM OBRAS PÚBLICAS: O CASO DO PARQUE MADUREIRA
Autor: MAURO CHAGAS BONELLI
Colaborador(es): CELSO ROMANEL - Orientador
Catalogação: 23/AGO/2018 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=34873&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=34873&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34873
Resumo:
O projeto inicial de urbanismo do Parque Madureira, entregue pela Prefeitura do Rio de Janeiro, teve que ser transformado visando inserir questões ambientais e medidas propostas nas discussões do Plano Diretor Ambiental para a cidade. Através da previsão dos conceitos de sustentabilidade tanto no projeto como na execução, foi possível receber a Certificação AQUA na fase programa e benefícios à população. O desenvolvimento e detalhamento dos conceitos sustentáveis relativos à relação do empreendimento com seu entorno e recuperação de espaços urbanos degradados; gestão de água; cobertura vegetal; gestão de energia e gestão de resíduos sólidos estabelece um projeto urbanístico que, além de melhorar a qualidade de vida da região, também possibilita aos usuários vivenciar experiências ambientais em espaços públicos. O projeto apresentou respeito ao usuário através da qualidade do projeto, dos materiais de acabamento da obra e o plano de conservação, elevando, assim, o sentimento de pertencimento da população local, e também redução do custeio com manutenção do espaço público. Além disso, o Parque foi concebido a fim de gerar um programa socioambiental, já que conta com espaços e conceitos previamente elaborados para dar suporte à educação ambiental e desenvolvimento de pesquisas, tornando o Parque em efetivo benefício à população.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF