Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: ENTRE O VER E O OLHAR: A RELAÇÃO DOS MUSEUS COM A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Autor: DEBORA DA SILVA LOPES DOS SANTOS
Colaborador(es): MARIA CRISTINA MONTEIRO PEREIRA DE CARVALHO - Orientador
Catalogação: 03/AGO/2018 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=34674&idi=1
[fr] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=34674&idi=3
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34674
Resumo:
A dissertação tem por objetivo entender a relação que os museus situados na cidade do Rio de Janeiro, administrados pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), estabelecem com a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Compreendendo os museus como espaços de educação que podem colaborar, por meio de práticas educativas qualificadas, com a luta por autonomia e emancipação dos sujeitos da EJA (Freire,1987), a pesquisa tem como objetivos: (i) identificar quais museus do Ibram recebem turmas da EJA; (ii) conhecer as atividades educativas realizadas/oferecidas para/com esse público escolar; (iii) entender os principais objetivos e motivações dos museus que realizam ações com foco no público da EJA; (iv) analisar o material educativo dos museus. Como recursos metodológicos foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os educadores dos museus selecionados, análise documental de material disponibilizado pelas instituições e observação de visitas mediadas para estudantes da EJA. O trabalho está organizado em cinco capítulos. No primeiro, são introduzidas as questões provocadoras que mobilizaram a realização deste estudo. No segundo capítulo, em diálogo com autores do campo da educação em museus e da Museologia, como Scheiner (2008b) e Valente (2003) é realizado um breve retorno à história dos museus e sua consolidação como espaço educativo, especialmente no Brasil. No capítulo seguinte, é feito igualmente o exercício de revisitar a história, dessa vez da Educação de Jovens e Adultos no que tange a sua construção enquanto modalidade de ensino através da legislação que a contempla. No quarto capítulo, situa-se a construção do Ibram enquanto autarquia federal, bem como o processo de elaboração de uma Política Nacional de Educação Museal, para, então, dar início ao mergulho nos achados da pesquisa de campo, contextualizando as instituições participantes, a estruturação e a organização atual de seus setores educativos. O quinto capítulo traz os materiais disponibilizados pelos museus em um diálogo estreito com o que foi ouvido e analisado nas entrevistas e na observação das visitas realizadas pelo público da EJA. Por fim, são apresentados os achados da pesquisa, entre eles, indícios da exclusão do público da EJA em alguns museus investigados – os museus que veem, mas não olham - o que pode contribuir para reiterar a marca de exclusão que continuamente acompanha os sujeitos jovens e adultos da modalidade (Arroyo, 2005); e também o encontro com o museu do Ibram que têm alçado um vôo solitário na cidade do Rio de Janeiro, ao colocar em prática estratégias que favorecem o recebimento de grupos da EJA em horário noturno, e que desenvolve ações educativas especificamente pensadas para esse público escolar.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF