Título: | MODELOS DE SIMULAÇÃO E DE PROGRAMAÇÃO MATEMÁTICA APLICADOS NA ANÁLISE E OTIMIZAÇÃO DO TRANSPORTE DE PASSAGEIROS NA LINHA 4 DO SISTEMA METROVIÁRIO DO RIO DE JANEIRO | ||||||||||||
Autor: |
LUIZ EDUARDO COTTA MONTEIRO |
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Colaborador(es): |
HUGO MIGUEL VARELA REPOLHO - Orientador |
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Catalogação: | 01/AGO/2018 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=34630&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=34630&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34630 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Os sistemas metroviários desempenham um importante papel no transporte
de passageiros nos grandes centros urbanos por sua alta capacidade de transporte,
seu baixo índice poluente e por serem relativamente livres de congestionamentos.
O headway - intervalo entre os trens – é uma importante variável no planejamento
do serviço pois influencia na capacidade oferecida e no custo de operação. Este
trabalho desenvolve um modelo de simulação de eventos discretos aplicado na
análise da estrutura, capacidade e funcionamento da Linha 4 do sistema
metroviário do Rio de Janeiro, sendo realizados experimentos com diferentes
tempos de headway de forma a medir e avaliar o desempenho do sistema no
atendimento à demanda prevista. Desenvolve-se um modelo de programação
linear inteira mista (MIP) com o objetivo de encontrar valores ótimos de headway
para a sua operação. Os modelos consideram as restrições de capacidade dos
trens, tempos de deslocamento e a demanda dinâmica dos passageiros em cada
estação. São utilizados dados do Estudo de Demanda para a Linha 4 (FGV, 2011)
com a previsão de demanda para o período de pico da manhã do ano de 2016. O
trabalho permite concluir que o dimensionamento da capacidade da Linha 4 do
metrô atende com eficiência a demanda projetada para o ano de 2016 e que os
modelos de simulação e otimização desenvolvidos podem ser adaptados e
utilizados no apoio ao planejamento e operação de outros sistemas metroviários.
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