Título: | DESIGN NA LEITURA: UMA POSSIBILIDADE DE MEDIAÇÃO ENTRE O JOVEM E A LEITURA LITERÁRIA | |||||||
Autor: |
MAIRA GONCALVES LACERDA |
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Colaborador(es): |
JACKELINE LIMA FARBIARZ - Orientador IZABEL MARIA DE OLIVEIRA - Coorientador |
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Catalogação: | 31/JUL/2018 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=34614&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=34614&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34614 | |||||||
Resumo: | ||||||||
A literatura possui um potencial humanizador, capaz de possibilitar ao leitor o conhecimento de si próprio e do mundo, com especial relevância para o jovem leitor, que está em processo de formação da sua subjetividade. Contudo, a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil constata um movimento de afastamento entre o jovem e a leitura literária. Identificando o Design como mediador de leitura e possível aliado no processo de aproximação entre o público juvenil e os livros de literatura, busca-se nesta dissertação um entendimento dos lugares do Design no mercado editorial contemporâneo e nas políticas públicas de fomento à leitura, por meio da análise quantitativa e qualitativa de livros formadores do acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). A categorização organizada, a partir dos conceitos de Linden, Haslam e Lupton e Phillips, compõe um panorama das relações entre conteúdo textual e imagético nos livros para jovens e relaciona a presença de elementos do Design à valorização da fruição do leitor e ao diálogo entre as diversas linguagens do objeto-livro. Ao constatar que a maioria dos livros não considera o lugar social do jovem leitor e não explora as possibilidades oferecidas pelo Design, propõe-se uma política de Design na Leitura, configurada como atividade projetual de vocação interdisciplinar que entende o leitor enquanto instância cultural e social, visando não apenas contribuir para a consolidação do Design como campo interdisciplinar junto às políticas públicas de fomento à leitura, como também para um projeto de formação continuada do magistério.
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