Título: | REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DO DESIGNER EM PROJETOS DE ATIVIDADES LÚDICAS DIGITAIS PARA ENSINO-APRENDIZAGEM INFANTIL | |||||||
Autor: |
NATÁLIA BRUNNET |
|||||||
Colaborador(es): |
RITA MARIA DE SOUZA COUTO - Orientador CRISTINA PORTUGAL - Coorientador |
|||||||
Catalogação: | 10/JUL/2018 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
|||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
|||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=34363&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=34363&idi=2 |
|||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34363 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Os projetos envolvendo tecnologias digitais, design e educação têm uma presença significativa no Brasil e no mundo. Por meio deles, são criados e modificados serviços, produtos e modelos. No âmbito da educação formal, as atividades lúdicas digitais (ALDs) são recursos usados por professores e alunos durante situações de ensino-aprendizagem em instituições de ensino como escolas, universidades e cursos. Esta pesquisa tem como objetivo caracterizar o desenvolvimento das ALDs para o ensino-aprendizagem de crianças, visando compreender aspectos relativos ao contexto, à experiência de uso e aos processos de projeto. No universo dos projetos, é dado enfoque aos que são idealizados em empresas com estrutura editorial. A investigação se dá sob uma perspectiva multidisciplinar e utiliza como base os achados provenientes de revisão de literatura e de análise de conteúdo de entrevistas realizadas com gestores, professores, editores, designers e programadores. Pretende-se contribuir com os campos do Design e da Educação ao investigar, analisar e discutir métodos, processos, ferramentas e técnicas presentes em projetos de ALDs, bem como empreender reflexões sobre a atuação do designer em projetos desta natureza.
|
||||||||