Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: A CLÍNICA DO TRAUMA E OS ESTADOS REGRESSIVOS NO SETTING PSICANALÍTICO
Autor: GABRIEL CUNHA NUNES
Colaborador(es): CARLOS AUGUSTO PEIXOTO JUNIOR - Orientador
Catalogação: 26/JUN/2018 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=34242&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=34242&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34242
Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo investigar o conceito de trauma na psicanálise, bem como a regressão terapêutica como via de elaboração do evento traumático não representado psiquicamente a partir da situação analítica. Para isso, na primeira parte deste trabalho, analisaremos a noção de trauma a partir da perspectiva de Sándor Ferenczi, considerando o percurso teórico do autor que lhe permitiu formular a ideia do trauma constituído em dois tempos, a partir de uma confusão de línguas. Na segunda parte, acompanharemos os desdobramentos diretos e indiretos dessa teoria na Escola Inglesa de Psicanálise, representada por dois autores pertencentes ao grupo independente: Donald W. Winnicott e Michael Balint. Exploraremos então o funcionamento psíquico primitivo do indivíduo e o papel exercido pelo ambiente na constituição subjetiva, assim como as intensas falhas ambientais e as funções patogênicas das mesmas, ou seja, as repercussões do trauma como um evento catastrófico que interrompe o desenvolvimento emocional. Na terceira parte, adentraremos uma discussão clínica, reconhecendo as bases que constituem o setting analítico, compreendendo os diferentes usos das interpretações e as manifestações clínicas da regressão como uma nova chance de liquidação e elaboração do material traumático. Por fim, realizaremos um exame sobre as propostas da psicanálise contemporânea a partir das ideias da psicanálise do colapso, de Christopher Bollas; do terceiro analítico, de Thomas H. Ogden; e da empatia psicanalítica, de Stefano Bolognini, mostrando novas concepções a respeito da clínica do trauma e do manejo de casos regressivos no pensamento psicanalítico atual.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF