Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: ENSAIOS SOBRE A VOLATILIDADE CAMBIAL: INDICADOR ANTECEDENTE, FORECASTING E EFEITO MANADA
Autor: VINICIUS MOTHE MAIA
Colaborador(es): ANTONIO CARLOS FIGUEIREDO PINTO - Orientador
Catalogação: 21/JUN/2018 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=34219&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=34219&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34219
Resumo:
A presente tese é composta por três pesquisas. A primeira pesquisa buscou averiguar o relacionamento entre o FXvol e os retornos futuros da taxa cambial e do índice de mercado de ações, dado que o índice de volatilidade FXvol é visto como um termômetro da incerteza do investidor um período a frente. Investiga-se então a relação contemporânea entre o FXvol, a Ptax e o Ibovespa, bem como a capacidade do FXvol de captar a possível relação entre o nível de incerteza presente no mercado e as variações relativas futuras da taxa de câmbio e do índice de ações. A segunda pesquisa comparou os modelos GARCH tradicionais e o modelo GARCH com troca de regimes no que tange seu poder de previsão da volatilidade cambial. Buscou-se comparar o desempenho de cada um dos modelos em uma situação real de utilização, no caso, no cálculo do Valor em Risco de uma carteira cambial. A terceira pesquisa buscou identificar a existência do efeito manada no mercado brasileiro e compreender a influência do câmbio nesse efeito, devido à importância do mercado cambial para a realidade brasileira. A metodologia compreendeu dois passos, em um primeiro momento buscou-se analisar a média do efeito através de regressões tradicionais e num segundo momento estudar a variação do efeito ao longo do tempo através do método do Filtro de Kalman.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF