Título: | O ABIÃ É O COMEÇO, O PÉ DA HISTÓRIA: PERFORMANCES DO NOVICIADO NO(S) CANDOMBLÉ(S) | ||||||||||||
Autor: |
ANDERSON RODRIGUES TEIXEIRA |
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Colaborador(es): |
SONIA MARIA GIACOMINI - Orientador |
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Catalogação: | 28/MAI/2018 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=34042&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=34042&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34042 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Este estudo contribui para a compreensão do primeiro estágio hierárquico
do candomblé, denominado: abianato. Enfatizando a categoria dos abiãs no
processo iniciático desta modalidade religiosa afro-brasileira, são reveladas as
percepções dos próprios noviços sobre a experiência do abianato. Tendo em vista
o caráter espetacular das cerimônias públicas do candomblé, as performances
dos abiãs são analisadas segundo a perspectiva da antropologia da performance,
proposta por Richard Schechner. Nesta pesquisa, o período do abianato não é
percebido apenas como uma participação meramente sociológica do religioso. Ao
contrário, constitui-se como uma etapa ritual fundamental na construção
identitária do candomblecista.
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