Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: O ABIÃ É O COMEÇO, O PÉ DA HISTÓRIA: PERFORMANCES DO NOVICIADO NO(S) CANDOMBLÉ(S)
Autor: ANDERSON RODRIGUES TEIXEIRA
Colaborador(es): SONIA MARIA GIACOMINI - Orientador
Catalogação: 28/MAI/2018 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=34042&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=34042&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34042
Resumo:
Este estudo contribui para a compreensão do primeiro estágio hierárquico do candomblé, denominado: abianato. Enfatizando a categoria dos abiãs no processo iniciático desta modalidade religiosa afro-brasileira, são reveladas as percepções dos próprios noviços sobre a experiência do abianato. Tendo em vista o caráter espetacular das cerimônias públicas do candomblé, as performances dos abiãs são analisadas segundo a perspectiva da antropologia da performance, proposta por Richard Schechner. Nesta pesquisa, o período do abianato não é percebido apenas como uma participação meramente sociológica do religioso. Ao contrário, constitui-se como uma etapa ritual fundamental na construção identitária do candomblecista.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF