Título: | A TRAJETÓRIA ACADÊMICA DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DIAGNOSTICADOS COM TDAH À LUZ DA TEORIA BIOECOLÓGICA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO | ||||||||||||
Autor: |
CATIA REGINA PAPADOPOULOS |
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Colaborador(es): |
ZENA WINONA EISENBERG - Orientador |
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Catalogação: | 24/MAI/2018 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=33969&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=33969&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33969 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O estudo teve como objetivo investigar à luz da Teoria Bioecológica do
Desenvolvimento Humano que fatores impactaram de forma positiva o
desenvolvimento de estudantes universitários diagnosticados com TDAH, que os
fizeram alcançar e cursar o ensino superior. Participaram da pesquisa 10 estudantes
de graduação de uma universidade privada do Rio de Janeiro. Os dados foram
produzidos por meio de entrevista semiestruturada no contexto da própria
universidade. As análises foram realizadas com uma abordagem qualitativa de
análise de conteúdo. As categorias e subcategorias foram construídas a partir do que
emergiu dos dados das entrevistas, considerando-se o modelo PPCT (Processo,
Pessoa, Contexto, Tempo), característico das pesquisas aportadas no modelo
Bioecológico. Os dados apontaram para um conjunto de fatores que impactaram
positivamente a trajetória acadêmica desse grupo de estudantes, seja para a chegada
à universidade, seja para lá permanecer, seja para ambos. Durante todo o ensino
básico, os fatores foram: (a) um ambiente escolar atraente, acolhedor e
incentivador; (b) uma sala de aula organizada, com poucos alunos, apresentando a
possibilidade de diálogo entre os pares e professores; (c) mediação da aprendizagem
com: os professores contratados pelos pais para reforço escolar, os familiares, os
colegas de sala de aula e, os professores da escola durante a recuperação e; (d) as
inciativas parentais que ajudaram a direcionar o percurso acadêmico. No ensino
superior os fatores ressaltados pelos estudantes foram: (a) o tempo estendido para
realização das avaliações e; (b) o suporte pedagógico, psicológico e
psicopedagógico oferecido pela instituição de ensino. E durante toda a trajetória
acadêmica, ou seja, da educação infantil até o ensino superior fatores como: (a)
diagnóstico, (b) tratamento medicamentoso e/ou psicoterapêutico; (c) estratégias
metacognitivas; (d) características do professor como ser atencioso e explicar
devagar e de várias formas; (e) características pessoais; (f) identificação com o
professor; (g) suporte afetivo familiar e escolar e; (h) socialização, foram os
elementos que, segundo eles, trouxeram benefícios para suas trajetórias. Os
resultados nos permitiram inferir que no contexto dessas trajetórias não existe um
protocolo a ser seguido para que haja sucesso acadêmico de estudantes
diagnosticados com TDAH. Conclui-se, entretanto que, os entrevistados deram
indicações simples, porém relevantes sobre alguns aspectos que, se colocados em
prática, podem contribuir grandemente para o desenvolvimento acadêmico de todos
os discentes; não importando se têm algum diagnóstico ou não. Porém, entende-se
que se existir por parte da família, da escola e da sociedade, atitudes que busquem
destacar e fortalecer as características e habilidades particulares desses estudantes
reduzindo a força da patologização, os resultados poderão ser melhores. Que para
além dos estereótipos macrossistêmicos da sociedade contemporânea, que
enfatizam deficiências e prejuízos, assim como um discurso determinista de
fracasso acadêmico de estudantes diagnosticados com TDAH, que haja um olhar
direcionado para o que eles pensam, o que conseguem realizar e o modo como
aprendem. Por fim, recomenda-se a reflexão sobre o desenvolvimento de
metodologias de ensino e aprendizagem que possam ser aplicadas na escola e fora
do espaço escolar, de maneira que essa relação ocorra de maneira mais fluida e que
abarque as diversas modalidades de aprendizagem, independente de diagnósticos.
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