Título: | ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE BRITA GRADUADA TRATADA COM CIMENTO COM A ADIÇÃO DE BORRACHA DE PNEUS PARA APLICAÇÃO EM CAMADAS DE BASE DE PAVIMENTOS | ||||||||||||
Autor: |
CIRO LOYOLA TESSARI |
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Colaborador(es): |
MICHELE DAL TOE CASAGRANDE - Orientador PATRICIO JOSE MOREIRA PIRES - Coorientador |
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Catalogação: | 25/ABR/2018 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=33692&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=33692&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33692 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Este trabalho apresenta um estudo técnico experimental sobre a utilização de borracha moída de pneu (BMP) como adição, juntamente com cimento Portland à brita graduada simples (BGS), no intuito de avaliar a aplicabilidade desse material em camadas de base de pavimentos rodoviários. Como resultado obtémse uma BGTC - Brita graduada tratada com cimento, com adição de BMP. O principal objetivo da adição de borracha na BGTC é reduzir o fissuramento, que é um problema comum em bases cimentadas. Para melhor comparação dos resultados das misturas com adições de borracha foi realizada uma mistura de BGTC sem adições, a qual foi tratada como mistura padrão neste estudo, com 3 por cento, 4 por cento e 5 por cento de cimento. O agregado granítico selecionado para esta pesquisa é proveniente de jazida situada no município de Cariacica/ES e foi escolhido por ter apresentado bom desempenho nos ensaios de caracterização. A partir da análise granulométrica realizada na borracha, selecionou-se para esse estudo a fração passante na peneira de 2,38mm e retida na peneira de 1,19 mm. Foram estuadas as seguintes
porcentagens de adição de BMP: 0,5 por cento, 1,0 por cento, 1,5 por cento, 2,5 por cento, 3,5 por cento e 4,5 por cento. As amostras foram submetidas a ensaios de compactação, compressão simples, compressão
diametral, triaxial de cargas repetidas e microscopia eletrônica de varredura. Os ensaios de compressão simples foram realizados com tempos de cura de 7, 28 e 56 dias. Os ensaios de compressão diametral foram realizados com tempos de cura de 28 e 56 dias. Os ensaios triaxiais de carga repetida foram realizados com tempo de cura de 56 dias. Os resultados obtidos foram satisfatórios, sendo dependentes do teor de BMP utilizados e do tempo de cura. Dentre as composições de BMP estudadas, a que apresentou o melhor comportamento foi a que possuia adição de 1,5 por cento de borracha e 56 dias de cura. Esta adição apesar de reduzir a RCS e a RTCD em 30 por cento e 28 por cento respectivamente, proporcionou melhoria no comportamento resiliente e menor perda de resistência na região pós pico perante o ensaio de RCS. Tal fato ressalta o emprego positivo de borracha de pneu triturada em camadas de base de pavimentos rodoviários, tanto sob a ótica da engenharia de pavimentos quanto em relação a questões ambientais e econômicas.
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