Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: ENRIQUECENDO E ANALISANDO TRAJETÓRIAS SEMÂNTICAS COM DADOS ABERTOS INTERLIGADOS
Autor: LIVIA COUTO RUBACK RODRIGUES
Colaborador(es): MARCO ANTONIO CASANOVA - Orientador
CHIARA RENSO - Coorientador
Catalogação: 26/FEV/2018 Língua(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=33109&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=33109&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33109
Resumo:
Os últimos anos testemunharam o uso crescente de dispositivos que rastreiam objetos móveis: equipamentos com GPS e telefones móveis, veículos ou outros sensores da Internet das Coisas, além de dados de localização de check-ins de redes sociais. Estes dados de mobilidade são representados como trajetórias, e armazenam a sequência de posições de um objeto móvel. Porém, estas sequências representam somente os dados de posição originais, que precisam ser semanticamente enriquecidos para permitir tarefas de análise e apoiar um entendimento profundo sobre o comportamento do movimento. Um outro espaço de dados global sem precedentes tem crescido rapidamente, a Web de Dados, graças à iniciativa de Dados Interligados. Estes dados semânticos ricos e livremente disponíveis fornecem uma nova maneira de enriquecer dados de trajetória. Esta tese apresenta contribuições para os desafios que surgem considerando este cenário. Em primeiro lugar, a tese investiga como dados de trajetória podem se beneficiar da iniciativa de dados interligados, guiando todo o processo de enriquecimento semântico utilizando fontes de dados externas. Em segundo lugar, aborda o tópico de computação de similaridade entre entidades representadas como dados interligados com o objetivo de computar a similaridade entre trajetórias semanticamente enriquecidas. A novidade da abordagem apresentada nesta tese consiste em considerar as características relevantes das entidades como listas ranqueadas. Por último, a tese aborda a computação da similaridade entre trajetórias enriquecidas comparando a similaridade entre todas as entidades representadas como dados interligados que representam as trajetórias enriquecidas.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF