Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: AGLOMERADOS INDUSTRIAIS INOVADORES NO BRASIL: IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DE SEUS FATORES DETERMINANTES
Autor: THAIS DE LOURDES MACIEIRA
Colaborador(es): PAULO ROBERTO TAVARES DALCOL - Orientador
Catalogação: 30/JAN/2018 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=32825&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=32825&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32825
Resumo:
Aglomerações industriais têm obtido cada vez mais importância no Brasil, e têm sido crescentemente objeto de estudos e de elaboração de políticas públicas. Nesse contexto, faz parte do esforço de análise dos aglomerados, a elaboração de tipologias e classificações com o intuito de agrupá-las segundo diversas características: sua história de formação, sua evolução, organização industrial, dentre outras. O presente estudo objetiva contribuir para a atual discussão sobre aglomerações industriais analisando as aglomerações inovadoras. Para isso, foram adaptadas as reconhecidas metodologias de Cassiolato e Szapiro (2003) e de Mytelka e Farinelli (2000) para permitir a elaboração de um ranking das aglomerações mais inovadoras do país a partir de dados levantados em pesquisa financiada pelo convênio SEBRAE/FEPESE/UFSC em 2002. Inicialmente foram criados 16 indicadores calculáveis a partir dos mencionados dados e distribuídos em 6 dimensões. Foram também definidas ponderações para cada indicador e para cada dimensão possibilitando uma maior compatibilidade entre as metodologias utilizadas e a metodologia proposta. Por último foram calculadas as notas finais de cada aglomeração tendo sido a metodologia de Britto, Stallivieri, Campos e Vargas (2007) fundamental para separar os aglomerados em grupos (clusters) de mesmo padrão de desempenho inovativo, aprendizagem tecnológica e ações cooperativas permitindo a comparação entre aglomerados. Os aglomerados identificados como os mais inovadores de cada grupo foram analisados a fim de se identificar as características básicas e estruturais e os principais determinantes que os levaram a serem assim considerados.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF