Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: DESENVOLVIMENTO DE AÇO MICROLIGADO PARA A PRODUÇÃO DE VERGALHOES NERVURADOS
Autor: LEONARDO MIRANDA NUNES
Colaborador(es): ROBERTO RIBEIRO DE AVILLEZ - Orientador
Catalogação: 18/JAN/2018 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=32736&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=32736&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32736
Resumo:
O desenvolvimento de um aço microligado para a produção de vergalhões nervurados, busca atender a modernização das estruturas de concreto armado e a industrialização na construção civil que solicitam novos desenvolvimentos nas técnicas de construção e nos materiais aplicados. As barras de aço nervuradas são um dos principais produtos empregados na produção de peças e estruturas de concreto armado sendo usadas largamente por todo o mundo. A otimização da aplicação final, a necessidade de manter baixos custos de produção e atender a combinação de alta resistência com grande ductilidade em um material com características de soldabilidade destinados a armaduras de concreto armado, se tornou um grande desafio para os produtores de vergalhões para a construção civil. Aplicando a tecnologia desenvolvida ao longo dos últimos 50 anos, este trabalho oferece a alternativa de se empregar aços microligados ao vanádio e nióbio para a produção em laminadores de alta produção de rolos de vergalhões capazes de atender a indústria da construção civil nos mais rigorosos atributos solicitados. Os experimentos foram realizados em escala industrial testando aços com faixa de 0,14 porcento a 0,20 porcento de vanádio e até 0,04 porcento de nióbio. Os resultados atendem as normas mais exigentes no mercado mundial.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF