Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: A ILUSTRAÇÃO INFANTIL COMO RECURSO NARRATIVO: INFLUÊNCIA DAS IMAGENS NA LEITURA DE HISTÓRIAS POR CRIANÇAS
Autor: SILVINA RUTH CRENZEL
Colaborador(es): VERA LUCIA MOREIRA DOS SANTOS NOJIMA - Orientador
Catalogação: 09/JAN/2018 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=32610&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=32610&idi=2
[es] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=32610&idi=4
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32610
Resumo:
Esta Tese apresenta os resultados de uma pesquisa realizada pela triangulação de um método quantitativo e outro qualitativo que teve por objetivo detectar como a incorporação de animações interfere na compreensão de histórias por crianças. Desde o advento do livro infantil, este passou por inúmeras transformações conceituais e técnicas e evoluiu de gravuras e desenhos de linha a uma ampla gama de estilos. Hoje, livros infantis exibem milhões de cores e texturas diversas elaboradas com técnicas e recursos muito variados. No final do século XX, as mídias digitais interativas já configuravam um novo suporte para narrativas literárias. Acredita-se que possam promover um novo tipo de relacionamento entre o sujeito que as lê e as histórias que para ele se desvendam na medida em que interage com os conteúdos apresentados. No meio digital, as ilustrações, sempre presentes em contos infantis, ganham novos contornos: poderão contar com a animação. Com os livros eletrônicos digitais – e-readers – que hoje são realidade, as crianças passam a ter a possibilidade de explorar narrativas onde as imagens poderão ganhar movimento. Os resultados podem colaborar, com designers, escritores, ilustradores, pedagogos e docentes principalmente no esforço de estimular o prazer de ler no período que segue ao da alfabetização.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, RESUMEN E SUMÁRIO PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF    
ANEXOS PDF