Título: | A ILUSTRAÇÃO INFANTIL COMO RECURSO NARRATIVO: INFLUÊNCIA DAS IMAGENS NA LEITURA DE HISTÓRIAS POR CRIANÇAS | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
SILVINA RUTH CRENZEL |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Colaborador(es): |
VERA LUCIA MOREIRA DOS SANTOS NOJIMA - Orientador |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Catalogação: | 09/JAN/2018 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=32610&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=32610&idi=2 [es] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=32610&idi=4 |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32610 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Esta Tese apresenta os resultados de uma pesquisa realizada pela
triangulação de um método quantitativo e outro qualitativo que teve por objetivo
detectar como a incorporação de animações interfere na compreensão de histórias
por crianças. Desde o advento do livro infantil, este passou por inúmeras
transformações conceituais e técnicas e evoluiu de gravuras e desenhos de linha a
uma ampla gama de estilos. Hoje, livros infantis exibem milhões de cores e
texturas diversas elaboradas com técnicas e recursos muito variados. No final do
século XX, as mídias digitais interativas já configuravam um novo suporte para
narrativas literárias. Acredita-se que possam promover um novo tipo de
relacionamento entre o sujeito que as lê e as histórias que para ele se desvendam
na medida em que interage com os conteúdos apresentados. No meio digital, as
ilustrações, sempre presentes em contos infantis, ganham novos contornos:
poderão contar com a animação. Com os livros eletrônicos digitais – e-readers –
que hoje são realidade, as crianças passam a ter a possibilidade de explorar
narrativas onde as imagens poderão ganhar movimento. Os resultados podem
colaborar, com designers, escritores, ilustradores, pedagogos e docentes
principalmente no esforço de estimular o prazer de ler no período que segue ao da
alfabetização.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|