Título: | DIMENSIONAMENTO DE FROTA EM UMA EMPRESA DE PETRÓLEO INTEGRADA | |||||||
Autor: |
CARLOS PELIZARO |
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Colaborador(es): |
JOSE EUGENIO LEAL - Orientador |
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Catalogação: | 05/JAN/2018 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=32562&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=32562&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32562 | |||||||
Resumo: | ||||||||
A logística do petróleo no Brasil encontra-se atualmente em franca expansão e desenvolvimento. Impulsionada por novas descobertas, além da entrada de novos players, os desafios têm se revelado cada vez mais complexos. Desta forma, uma previsibilidade da demanda por transporte adequada e aderente,
principalmente, implica na redução nos custos de transporte advinda de uma melhor estratégia de contratação. Este trabalho busca mensurar o tamanho de frota necessário para o transporte de petróleo em seu estado cru, fornecendo subsídios para o processo de tomada de decisão em uma empresa de petróleo integrada. Para tal, são utilizadas modelagens matemáticas considerando-se as diversas viagens e destinos a serem atendidos pelos navios petroleiros. Simulações envolvendo tamanhos de lotes e roteamento de veículos também são utilizadas com o intuito de auferir ganhos mediante o aumento da eficiência no
transporte. Ao final deste documento, pretende-se esclarecer aspectos importantes que impactam na atividade de programação de navios em âmbito operacional. São analisados dois tipos de serviços com finalidades distintas: transporte de petróleo em cabotagem e longo curso. Por fim, é calculado o tamanho de frota, de acordo com o porte de navio ideal, conforme os vários cenários abordados.
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