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Título: INFÂNCIAS CARIOCAS: DISCURSOS SOBRE PAZ E VIOLÊNCIA (ESTUDO ETNOGRÁFICO COMPARADO)
Autor: THAIS DE CARVALHO RODRIGUES LOPES
Colaborador(es): JOSE CARLOS SOUZA RODRIGUES - Orientador
Catalogação: 23/NOV/2017 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=32111&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=32111&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32111
Resumo:
Esta dissertação aborda os discursos sobre paz e violência no Rio de Janeiro e de que forma eles são assimilados e reproduzidos por crianças. A partir de etnografias realizadas em duas escolas em diferentes regiões da cidade, foram observados momentos de seriedade e descontração no cotidiano infantil. Uma escola localiza-se no bairro de classe média da Tijuca e possui elevada mensalidade; a outra, pública e municipal, está localizada no Complexo da Maré, região frequentemente tomada por confrontos entre facções e a Polícia Militar no momento da pesquisa. Nas interações entre professor e alunos, a categoria violência se apresenta e é combatida pela cultura da paz. A violência pode ser condenada ou justificada nos diferentes contextos sociais, em especial conforme a relação de poder operante entre algoz e vítima. Aponta-se a mídia como possível influenciadora do imaginário social e como matéria-prima na brincadeira dos alunos, tendo em conta a capacidade das crianças de inventar e de transformar a cultura. O trabalho reforça a necessidade de uma análise plural da categoria violência, sinalizando dinâmicas coercivas silenciosas que operam nos grupos sociais estudados.
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