Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: UMA AVENIDA CHAMADA BRASIL: EXPANSÃO E CONSOLIDAÇÃO DO RIO DE JANEIRO SUBURBANO
Autor: PEDRO HENRIQUE CAMPELLO TORRES
Colaborador(es): MARIA ALICE REZENDE DE CARVALHO - Orientador
Catalogação: 21/NOV/2017 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=32069&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=32069&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32069
Resumo:
A presente tese está inserida no campo dos estudos da cidade, que dialoga, necessariamente, com temas fronteiriços das ciências sociais, história, antropologia e sociologia urbana, da geografia cultural e do urbanismo. Sua perspectiva é a da longa duração, em chave macroestrutural, e busca aproximações entre a produção acadêmica e as políticas públicas urbanas. O tema aqui pesquisado é a Avenida Brasil, no Rio de Janeiro, as disputas envolvendo seu processo de construção ainda na primeira metade do século XX, o sentido da expansão da cidade para o subúrbio, a aposta no fluxo citadino via transporte rodoviário, a execução de políticas públicas para a produção de moradias das camadas populares em seu entorno, sua ocupação territorial e caracterização como símbolo de uma cidade injusta em que impera a desigualdade social. Analisar a Avenida Brasil é também olhar para o subúrbio, objeto periférico dos estudos sobre a cidade. A ocupação desta faixa da cidade por indústrias e moradias populares, logo resultaram em expansão das favelas na cidade, assim como a necessidade pela luta e publicização da demanda de seus moradores por melhores condições de vida.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF