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Título: SOCIOINTERACIONISMO E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO PROGRAMA QUINTA DIMENSÃO
Autor: LILIAN DE SOUZA CAVALCANTE
Colaborador(es): ROSALIA MARIA DUARTE - Orientador
Catalogação: 14/NOV/2017 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=32002&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=32002&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32002
Resumo:
A presente pesquisa analisa a configuração do programa educacional Quinta Dimensão, criado por Michael Cole, pesquisador de destaque no campo da psicologia sociohistórico-cultural contemporânea, que promove aprendizagem mediada pelo uso de TIC para o desenvolvimento cognitivo de crianças com deficiência intelectual. Criado, originalmente, nos Estados Unidos, o Programa Quinta Dimensão articula universidades e comunidades e é direcionado a crianças socialmente marginalizadas e com baixo rendimento escolar. Uma característica importante desse programa é sua adaptabilidade às necessidades específicas de cada comunidade de prática. Desse modo, o programa pode ser adaptado em diferentes contextos sociais, linguagens e culturas para atender às demandas locais. O presente estudo analisou a configuração geral do programa e duas de suas adaptações: Programa Dimensão Metacognitiva, implementado pela Rede Sarah, e o programa Cinquena Dimensión, da Casa de Shere Rom, na Espanha. A metodologia utilizada foi, principalmente, análise dos documentos de referência desses programas, em triangulação com: entrevista realizada com a coordenadora do programa da Rede Sarah; entrevista concedida por Michael Cole à professora Zena Eisenberg; e descrição de visita técnica, feita pela pesquisadora, ao Hospital de Reabilitação da Rede Sarah, em Brasília. Na análise documental, identificamos que o Programa Quinta Dimensão apresenta uma estrutura pedagógica definida e delineia a metodologia de implementação, composta por três elementos-chave: tecnologias a serviço do desenvolvimento cognitivo; mediação do par mais capaz e ancoramento cultural. Coerente com a perspectiva sócio-histórico-cultural, o programa é estruturalmente adaptável ao contexto local.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, DEDICATÓRIA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO, LISTAS, EPÍGRAFE PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, ANEXOS E APÊNDICES PDF