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Estatística
Título: A INFORMAÇÃO SOBRE QUALIDADE DAS ESCOLAS AFETA RESULTADOS ELEITORAIS?: RESULTADOS DO BRASIL
Autor: MARINA VILLAS BOAS DIAS
Colaborador(es): CLAUDIO ABRAMOVAY FERRAZ DO AMARAL - Orientador
Catalogação: 20/OUT/2017 Língua(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=31799&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=31799&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31799
Resumo:
Esse artigo examine se eleitores reagem a informação sobre a qualidade dos serviços públicos. Exploramos um experimento natural no Brasil, no qual divulgou-se uma medida objetiva de qualidade para algumas escolas públicas, mas não outras. Isso cria variação na quantidade de informação disponível dentro de um município. Para explorar essa variação, olhamos para locais de votação localizados em escolas municipais e comparamos resultados eleitorais em eleições municipais em grupos de eleitores informados e não informados, antes e depois da divulgação de informação. Os resultados indicam que, quando os eleitores recebem boas notícias, o apoio pelo incumbente aumenta. Para as escolas com pior desempenho em nossa amostra, divulgar informação sobre qualidade das escolas leva a uma redução na proporção de votos recebida pelo prefeito incumbente concorrendo a reeleição. Esses efeitos são maiores em municípios com menor cobertura de mídia local. Não há heterogeneidades interessantes com relação a escolaridade dos eleitores.
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