Título: | FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: A EXPERIÊNCIA DO INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO PRÓ-SABER | ||||||||||||
Autor: |
MONIQUE GEWERC |
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Colaborador(es): |
MARIA CRISTINA MONTEIRO PEREIRA DE CARVALHO - Orientador |
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Catalogação: | 16/OUT/2017 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=31761&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=31761&idi=2 [fr] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=31761&idi=3 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31761 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Pesquisas sobre a formação de professores, também do campo da educação infantil, vêm evidenciando os problemas enfrentados pelos professores quando ingressam na profissão. Os docentes alegam, sobretudo, a dificuldade em transpor para a prática a teoria estudada na graduação. Que modelo de formação pode preparar o professor para atender às expectativas descritas nos documentos orientadores sobre o trabalho com as crianças nessa etapa da escolaridade? Existirá um modelo único? A dissertação traz como objeto da investigação a experiência do Curso Normal Superior do Instituto Superior de Educação Pró-Saber. O objetivo é analisar uma proposta de formação baseada na concepção democrática de educação de Paulo Freire e que toma como eixos norteadores a formação em serviço, a formação cultural e o princípio da simetria invertida. O Curso possui como particularidade ser dedicado exclusivamente a profissionais da educação infantil que estejam atuando em instituições públicas ou conveniadas. A metodologia de Madalena Freire, coordenadora pedagógica do Curso, apresenta instrumentos metodológicos nos quais o trabalho se baseia: a observação orientada, o registro reflexivo, a avaliação e o planejamento, em um ciclo contínuo. A instituição é apresentada com o auxílio de recursos metodológicos como leitura exploratória de documentos internos, entrevistas com a equipe pedagógica e ex-alunos, observação das aulas e questionário enviado aos egressos. Buscou-se compreender que repercussões uma formação com essas características pode trazer para a prática pedagógica dos docentes. O trabalho de campo foi realizado com o respaldo de autores que desenvolvem pesquisas na área investigada, que abrange conceitos específicos sobre a formação de professores, a educação infantil e a formação cultural do professor, entre eles: Maurice Tardif, Antonio Nóvoa, Isabel Lelis, Sonia Kramer, Luciana Ostetto e Cristina Carvalho. Os dados da pesquisa demonstraram que uma formação que prioriza um processo de autoria, em que o conhecimento é construído coletivamente, e que seja oferecido amplo acesso a diferentes expressões culturais em uma perspectiva reflexiva, contribui para que os professores se apropriem da própria prática, sintam-se mais seguros, valorizados e comprometidos com a educação enquanto projeto político mais amplo.
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