Título: | UM OLHAR NO PASSADO: MEMÓRIAS DE INFÂNCIA EM TANGUÁ | ||||||||||||
Autor: |
CARLA DA LUZ RODRIGUES CARDOSO |
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Colaborador(es): |
SONIA KRAMER - Orientador |
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Catalogação: | 16/OUT/2017 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=31753&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=31753&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31753 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Um olhar no passado: Memórias de Infância em Tanguá tem como objetivo estudar as memórias de infância de velhos moradores da cidade. Esta dissertação busca a compreensão das seguintes questões: qual a relação entre a cidade de Tanguá e as crianças ao longo de sua história? Qual a importância da recuperação das memórias de vida dos velhos moradores da cidade para o trabalho com a educação infantil? Analisar as memórias de infância visa responder a estas questões para conhecer o lugar da infância na história da cidade. Visa também descortinar a visão de infância que ao longo da história foi construída pelos moradores e revelar outras histórias de Tanguá que não foram contadas na história oficial. Foram escolhidos como referências teóricas desta dissertação os autores: Walter Benjamim, Ecléa Bosi e William Corsaro. Estes produziram obras que, por caminhos diferentes, valorizaram a narração, o encontro e a relação entre os seres humanos como princípio que permite a compreensão crítica da realidade e da história e a participação na vida social.O primeiro capítulo traz os caminhos que levaram à estruturação desta pesquisa, os objetivos, a apresentação da cidade de Tanguá, a relação da pesquisadora com a cidade, bem como a revisão bibliográfica e a metodologia utilizada. No segundo capítulo estão as relevantes contribuições dos autores, citados acima, para esta dissertação, contribuições estas que foram fundamentais para pensar qual o lugar da infância na cidade de Tanguá ao longo da história e para a compreensão do valor da narrativa no trabalho com crianças na educação infantil. O terceiro capitulo apresenta um breve resumo sobre a história de cada entrevistado e sua relação com a cidade, o trabalho e a vida. O quarto capítulo traz as análises das histórias de vida e as categorias que emergiram das narrativas dos velhos moradores da cidade. No quinto capitulo as memórias são analisadas sob o prisma das possibilidades educativas que estas possuem para as futuras gerações da cidade, especificamente para o trabalho com a Educação Infantil. O capitulo final, parte do que é possível aprender com as histórias de vida e traz recomendações para a valorização da narrativa no trabalho com a educação infantil.
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