Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: GESTÃO DO PORTFÓLIO DE PROJETOS: PRÁTICAS PARA PRIORIZAÇÃO EM INSTITUIÇÕES BANCÁRIAS
Autor: DANIELLE BARBOSA PAOLIELLO
Colaborador(es): JORGE FERREIRA DA SILVA - Orientador
Catalogação: 11/AGO/2017 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=30936&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=30936&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30936
Resumo:
Os avanços tecnológicos, a acirrada concorrência entre as empresas e as frequentes mudanças sociais e mercadológicas impõem uma constante busca por métodos, ferramentas e processos efetivos de gestão empresarial. Há firmas que buscam vantagem competitiva sustentável para se destacarem dos demais players que atuam no mesmo segmento de mercado globalizado. Existem também empresas que adotam estratégias com intuito apenas de sobrevivência do negócio e outras cujo foco é estritamente social, visando o desenvolvimento da sociedade, sustentabilidade ambiental, dentre outros. Dentro deste contexto, as práticas de gestão de portfólio de projetos estão sendo cada vez mais adotadas para melhoria de processos ou desenvolvimento de produtos e serviços inovadores. Um dos principais desafios enfrentados pelas organizações é definir de maneira adequada o processo de priorização dos projetos, objetivando cumprir as diretrizes estratégicas definidas pela alta cúpula administrativa. O objetivo do presente trabalho é identificar como esta priorização ocorre em instituições financeiras brasileiras. Os procedimentos metodológicos utilizados são a pesquisa bibliográfica e de campo, por meio de estudos de casos com quatro bancos brasileiros. Os resultados da pesquisa indicam a prática de priorização de projetos pelo comitê executivo composto por representantes de diversas áreas. Os projetos regulatórios atendem à demandas legais e são considerados prioritários. Espera-se que os resultados encontrados contribuam para o aumento do conhecimento sobre a priorização dos projetos, gerando novas reflexões e questionamentos acerca do gerenciamento de portfólio de projetos no Brasil.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF