Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Título: ANÁLISE ESTRATÉGICA DA INDÚSTRIA FONOGRÁFICA BRASILEIRA: ENTRE A PIRATARIA E O MP3
Autor: LIESEL MACK FILGUEIRAS
Colaborador(es): JORGE FERREIRA DA SILVA - Orientador
Catalogação: 01/OUT/2002 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=3076&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=3076&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3076
Resumo:
Após a análise estratégica da indústria fonográfica brasileira,através da aplicação do Modelo de Porter -1980- ,verificou-se que a mesma está sendo ameaçada, no curto e longo prazo, pelos seguintes fatores: a concorrência com a pirataria crescente; a possível substituição pelo intercâmbio gratuito de MP3 via Internet; a ambigüidade estratégica de várias gravadoras; a ausência de marketing de marca, bem como do relacionamento com consumidores finais e artistas;e o absoluto desconhecimento a respeito de como os CDs são atualmente consumidos. Este conjunto de fatores indica um cenário pouco promissor para a indústria. Além disto, apesar das gravadoras procurarem se manter à frente das mudanças no seu meio, os esforços pró-ativos parecem ser realizados sem o devido planejamento, gerando ações aleatórias.Conseqüentemente,as medidas adotadas dificilmente alcançarão os resultados almejados. Sendo assim,é mister desenvolver novas abordagens que assegurem, entre outros aspectos, valor agregado à comercialização de CDs ? no curto prazo, e ao formato streaming? no longo prazo; tudo isto para que as gravadoras possam enfrentar, com eficácia, as tendências emergentes.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF