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Estatística
Título: ANÁLISE DO RISCO DE QUEDA DURANTE A INTERAÇÃO COM AMBIENTES DE REALIDADE VIRTUAL
Autor: ARMANDO ENRIQUE MARTINEZ GONZALEZ
Colaborador(es): ALBERTO BARBOSA RAPOSO - Orientador
Catalogação: 28/JUL/2017 Língua(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=30738&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=30738&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30738
Resumo:
Com o aumento da popularidade e acessibilidade de sistemas de realidade virtual (RV) de alta qualidade, tem-se levantado preocupações com relação a tendência dos sistemas de realidade virtual em provocar perda de equilíbrio. O equilíbrio é essencial para o uso seguro da realidade virtual e a perda do mesmo pode causar lesões graves. O objetivo deste trabalho é criar um sistema para avaliar o impacto da realidade virtual no equilíbrio humano. Neste trabalho, propomos e conduzimos um experimento usando o Oculus Rift e o MS Kinect Sensor. Nesse experimento, foi possível observar, quantificar e comparar o efeito de diferentes cenas de RV no equilíbrio dos usuários, bem como o efeito de avisos visuais e sonoros sobre perda de equilíbrio.
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