Título: | DESIGN PARA UM APRENDIZADO SOCIOEMOCIONAL: EXPERIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL | ||||||||||||
Autor: |
MICHELE MARCONSINI LOUREIRO |
||||||||||||
Colaborador(es): |
LUIZA NOVAES - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 26/JUL/2017 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=30699&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=30699&idi=2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30699 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Esta dissertação apresenta reflexões acerca de aspectos de ensino-aprendizagem inerentes a processos de design, especificamente os processos de desenvolvimento de projeto, como contribuições para se alcançar um aprendizado socioemocional. Um tipo de aprendizado necessário para lidar com a complexidade da contemporaneidade. A pesquisa se fundamenta em teorias, conceitos e pensamentos como o do paradigma da complexidade, de Edgar Morin; o de prática reflexiva, de Donald Schon; e o de aprendizagem por meio de projetos, de Fernando Hernández, dentre outros. Aponta aspectos de Design como uma possibilidade de transcender as fronteiras do conhecimento (disciplinas) e favorecer o desenvolvimento de competências socioemocionais - incluindo as habilidades para lidar com as próprias emoções; para se relacionar com os outros; e para gerenciar objetivos de vida em um contexto de mudança e interação. Discute o papel do design no ensino fundamental, a partir de dados coletados com profissionais da área de educação que vivenciam a prática de ensino-aprendizagem por meio de projetos. Com base nos dados coletados, propõe uma reflexão acerca das possibilidades de experiências no ensino fundamental para um aprendizado socioemocional, sob a ótica de um design reflexivo.
|
|||||||||||||
|