Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: O MUNDO DEPOIS DO FIM
Autor: ANTONIA SOARES PELLEGRINO
Colaborador(es): MARILIA ROTHIER CARDOSO - Orientador
Catalogação: 25/JUL/2017 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=30677&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=30677&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30677
Resumo:
A dissertação situa e comenta o debate atual sobre as condições da vida na terra, que se veem ameaçadas pelo uso predatório dos recursos naturais. Para marcar sua posição nesse debate, apresenta-se o roteiro de um filme a ser brevemente realizado, O MUNDO DEPOIS DO FIM - documentário que parte da questão da morte no contexto do antropoceno, para ir em direção à capacidade regenerativa de três grupos: os indígenas brasileiros ashaninka, os tibetanos e as plantas. Justificando a escolha dos três grupos de seres observados, consideramse, em contraponto, discursos de biólogos (com destaque para os pesquisadores da neurobiologia vegetal), de antropólogos (em especial, da vertente dita simétrica) e de líderes religiosos ou político-religiosos de povos pré-modernos. Tomando posição perspectivística, busca-se intercambiar frações avançadas do conhecimento científico ocidental com o impacto crítico e renovador de epistemologias de sociedades arcaicas como a dos tibetanos e dos ashaninka. Com tal exercício especulativo e artístico, pretende-se contribuir para a abertura de horizontes em meio à perplexidade contemporânea.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF