Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: ANÁLISE ERGONÔMICA DA SITUAÇÃO DOS IDOSOS PEDESTRES EM RELAÇÃO À SINALIZAÇÃO DE COPACABANA
Autor: LIANA D URSO DE SOUZA MENDES
Colaborador(es): ANAMARIA DE MORAES - Orientador
VALERIA BARBOSA GOMES - Coorientador
Catalogação: 12/JUN/2017 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=30277&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=30277&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30277
Resumo:
A pesquisa de doutorado em DESIGN realizada na PUC-Rio de julho 2005 a 2008, é uma análise ergonômica das situações que os idosos moradores de Copacabana, de 60 a 75 anos, enfrentam como pedestres quanto à sinalização de rua, nas calçadas movimentadas do bairro. Foram levantadas situações que apontam para o constrangimento físico e emocional dessas pessoas em relação às quedas, ao caos urbano no bairro e no trânsito, e à falta de sinalização adequada que direcione e identifique os locais utilizados pelos idosos de Copacabana. Como esses indivíduos sofrem com o declínio funcional e com o envelhecimento, necessitam de maior apoio do ambiente externo onde desenvolvem diariamente suas atividades. O objetivo da pesquisa foi levantar dados sobre o assunto, que possam ser úteis às entidades públicas e privadas voltadas para o bem estar, a segurança, o respeito, e a autonomia das pessoas nessa faixa de idade, favorecendo, entre outras coisas, a aplicação de leis como o Estatuto do Idoso. As técnicas ergonômicas foram pesquisas de campo com fotos, entrevistas com idosos e especialistas, 3 aplicações da técnica do Passeio Acompanhado, e um questionário com 60 idosos.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO, ÍNDICE, EPÍGRAFE PDF    
INTRODUÇÃO PDF    
CAPÍTULO 1 E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF    
CAPÍTULO 2 E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF    
CAPÍTULO 3 E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF    
CAPÍTULO 4 E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF    
CAPÍTULO 5 E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF    
CAPÍTULO 6 E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF    
CAPÍTULO 7 E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF    
CAPÍTULO 8 E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF    
CAPÍTULO 9 PDF    
ANEXOS PDF