Título: | ARTESANATO E DESIGN: OS EFEITOS DE UM ENCONTRO | ||||||||||||
Autor: |
MARCELA FONSECA LIMA |
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Colaborador(es): |
ALFREDO JEFFERSON DE OLIVEIRA - Orientador |
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Catalogação: | 06/JUN/2017 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=30235&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=30235&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30235 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O artesanato é praticado por uma grande parcela da população brasileira e desempenha importante papel ao promover a inclusão social por meio da geração de renda e também pelo resgate de valores culturais e regionais. Apesar de sua importância, essa atividade ainda é vista frequentemente com preconceito no país ao ser relacionado a uma feitura rudimentar, desprovida de sofisticação - um preconceito ao trabalho manual, que está enraizado em nossa cultura. A partir, principalmente, da década de 1990, iniciou-se um esforço de designers para promover a revitalização e valorização do artesanato, por meio de atividades como a preservação de técnicas produtivas e a incorporação de novos elementos formais e/ou técnicos aos objetos artesanais. O objetivo da pesquisa é analisar os efeitos do encontro entre artesanato e design, por meio de dois estudos de casos: o Criqué Caiçara, em São Paulo, e o Gente de Fibra, em Minas Gerais. Buscou-se assim problematizar o papel desempenhado pelo artesão e pelo designer e suas inter-relações e refletir sobre a delicadeza desse encontro.
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