Título: | A INVENÇÃO DO RITMO EM JORGE DE LIMA | ||||||||||||
Autor: |
MARIA GRACIEMA ACHE DE ANDRADE |
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Colaborador(es): |
PAULO FERNANDO HENRIQUES BRITTO - Orientador |
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Catalogação: | 02/JUN/2017 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=30209&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=30209&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30209 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A Invenção do Ritmo em Jorge de Lima é uma análise da última produção de Jorge de Lima que considera a trajetória do autor dentro do movimento modernista como elemento central para a evolução de sua obra final. A pesquisa detalha a evolução do processo de conversão ao catolicismo e adesão ao modernismo através da leitura de poemas que demonstram um crescente desejo místico. A evolução do sentimento religioso de Lima é observada em paralelo com as pesquisas, diálogos e referências que o poeta busca no campo do experimentalismo vanguardista. Considerando a importância que o poeta dá à revisão da tradição literária brasileira em Invenção de Orfeu, e a identificação de que este faz entre o Brasil e a ilha, a tese demonstra como Jorge de Lima recoloca questões modernistas e retoma a problemática relação entre inovação e tradição. A tese avança sobre uma análise formal do verso na obra na tentativa de detalhar os procedimentos técnicos e efeitos criados pelo poeta em diálogo com o conteúdo. Para finalizar, a tese busca situar a obra em seu caráter órfico e lúdico, conceituado por Giorgio Agamben, como seu viés fértil e definidor da síntese
entre modernismo e tradição.
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