Título: | ESCOLHA DE UMA METODOLOGIA DE CÁLCULO DA PEGADA DE CARBONO DE SERVIÇOS DE DISTRIBUIÇÃO URBANA: APLICAÇÃO DO MÉTODO HÍBRIDO AHP-TOPSIS | ||||||||||||
Autor: |
SERGIO RAMIREZ LOPEZ |
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Colaborador(es): |
HUGO MIGUEL VARELA REPOLHO - Orientador MARIA FATIMA LUDOVICO DE ALMEIDA - Coorientador |
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Catalogação: | 26/MAI/2017 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=30101&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=30101&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30101 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A recente conscientização global tem influenciado em grande medida as diferentes atividades empresariais e por isto que, a Logística Verde tem um papel importante na contemporaneidade. O propósito deste trabalho é utilizar métodos de apoio à tomada de decisão multicritério como o AHP e o TOPSIS para escolher a metodologia mais apropriada para realizar a estimativa de Pegada de Carbono de um serviço de entregas de uma empresa de distribuição, neste caso, se aplicou o estudo à Courrieros, que utiliza bicicletas como veículo de transporte na cidade do Rio de Janeiro, e assim, compará-la com o mesmo serviço de entrega realizado com veículos convencionais, como a moto, demonstrando o impacto no meio ambiente. Os resultados indicaram que a metodologia PAS 2050 é a mais recomendada para realizar o cálculo de emissões de GEE deste serviço. De tal forma, calculou-se que ao empregar a motocicleta como veículo de transporte, se produziram 5102,55 kg de CO2e de emissões de GEE no mês de dezembro, ou seja, 10,89 vezes mais emissões do que a empresa Courrieros que ao utilizar a bicicleta, produz somente 468,48 kg de CO2e no mesmo período. Além disso, calculou-se, que é necessário o plantio de três (3) árvores para compensar as emissões geradas pelas bicicletas da empresa Courrieros, diferençando-se amplamente das motocicletas da empresa alternativa, a qual o número aumenta drasticamente para 36 árvores.
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