Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: A USABILIDADE DE APLICATIVOS MÓVEIS POR USUÁRIOS IDOSOS: ESTUDO BASEADO NO SISTEMA OPERACIONAL IOS
Autor: JOAO PAULO POLONIA DE SIQUEIRA CAVALCANTI
Colaborador(es): CLAUDIA RENATA MONT ALVAO BASTOS RODRIGUES - Orientador
Catalogação: 24/MAI/2017 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=30066&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=30066&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30066
Resumo:
O usuário é uma parte determinante no sucesso de uma aplicação e mesmo não sendo a maioria, os usuários idosos compõem parte considerável do todo. Com a evolução exponencial da tecnologia, é importante compreendermos se esse público idoso tem a capacidade de adoção de novas tecnologias e se eles conseguem usar os sistemas embarcados nesses novos equipamentos, como os chamados smartphones. A hipótese registrada nesse trabalho de pesquisa é que mesmo sendo usuários de dispositivos móveis, os idosos possuem dificuldade na compreensão dos objetos de interface, interferindo na interação com os aplicativos de dispositivos móveis. O objetivo dessa pesquisa é analisar a usabilidade dos aplicativos móveis por pessoas idosas e a compreensão dos objetos de interface (elementos gráficos que possuem diferentes funcionalidades e que compõem a interface dos aplicativos de dispositivos móveis). Os voluntários participaram de um questionário demográfico para especificar o perfil dos participantes, um teste de compreensibilidade e um de usabilidade para analisarmos a capacidade desse público de interpretar e interagir com esses novos sistemas. E, no final, responderam um questionário de debriefing para registrar as informações relativas a experiência desse grupo de usuários com os testes aplicados. Por fim, o resultado alcançado com a pesquisa realizada negou parcialmente a hipótese proposta e fortaleceu o entendimento de que o usuário idoso, em sua maioria, tem capacidade cognitiva e semântica de compreender e interagir com aplicações desenvolvidas para o sistema operacional iOS da Apple.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, APÊNDICE PDF