Título: | CORPO EM RUÍNAS: A ESCRITA ENTRE ARQUIVOS E O TESTEMUNHO DA LITERATURA | ||||||||||||
Autor: |
GUSTAVO MOURA BRAGANÇA |
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Colaborador(es): |
KARL ERIK SCHOLLHAMMER - Orientador |
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Catalogação: | 22/MAI/2017 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=30041&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=30041&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30041 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Corpo em ruínas: a escrita entre arquivos e o testemunho da literatura. A tese busca investigar o lugar instável da literatura do século XX através de reflexões no entorno de arquivos literários ou através de escritas que exploram o arquivo, assim como documentos, testemunhos e outros vestígios do tempo tomados como artifícios de construção textual, tendo como propósito delinear e problematizar a presença e a ascensão do arquivo na literatura do último século, propondo, por fim, que tal presença se constituirá justamente através de um ambiente literário esboçado ainda em meados do século XIX e aprofundado ao correr do século XX, em direção ao nosso século, ambiente este em que se poderá apontar, diante da falência dos modelos estanques da literatura da Modernidade, a necessidade intrínseca de se buscar, através da escrita literária, um lugar outro para a literatura, através do gesto e do esforço da escrita, trilhando-se, para tal propósito, em três conceitos, mito, melancolia e impropriedade, e um quarto, a utopia, tomada a partir da noção de não-lugar. Para tais objetivos, a pesquisa atravessa por diferentes abordagens os acervos de arquivo e as obras literárias de Fernando Pessoa, de W.G. Sebald e de Pedro Nava, além de obras de Valêncio Xavier, entre outros autores. Como temáticas complementares, a tese encontra a filologia e a crítica textual, a memória e o memorialismo, a escrita de testemunho e a literatura do trauma, a crise da representação e o desvio do realismo ao índice afetivo.
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