Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: LITERATURA EM TEMPOS EXPRESSOS
Autor: ALINE LEAL FERNANDES BARBOSA
Colaborador(es): VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO - Orientador
Catalogação: 18/MAI/2017 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=30017&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=30017&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30017
Resumo:
O objeto livro, que tem ocupado um lugar canônico desde a invenção de Gutenberg, vem passando por uma revolução nos últimos anos em virtude da expansão dos meios audiovisuais e da tecnologia digital. A princípio encarada com certa resistência, a interação entre os textos impressos e as telas tem-se mostrado em alguns casos profícua - se não para o produto intelectual pelo menos para o bem de consumo - ou no mínimo inevitável. As transformações ocorrem em ritmo cada vez mais acelerado, e movimentos são feitos em direção à dessacralização do livro e à expansão das práticas de leitura. Assiste-se ao surgimento de um novo tipo de bem cultural, que já nasce com o intuito de se expandir por várias esferas do mercado de bens culturais e do entretenimento, por vezes deslocando o livro da posição de destaque, que outrora ocupava, ao inseri-lo em uma cadeia multiplicadora. Nesse processo de deslizamento e intercâmbio podem ser verificadas algumas mudanças na esfera cultural, a saber: alterações na hierarquia dos produtos culturais, maior aproximação entre mercado editorial e audiovisual, o produto transmidiático e o escritor multimídia. Tendo como base esse panorama contemporâneo, pretende-se analisar o lugar ocupado pela literatura em função da expansão do mercado de bens culturais, da hegemonia do audiovisual e dos novos canais de circulação dos textos surgidos com as tecnologias digitais. Para discutir essa questão, toma-se como objeto a coleção Amores Expressos, produzida pela RT Features e editada pela Companhia das Letras, que se caracteriza como um projeto transmidiático, em consonância com uma sociedade marcadamente audiovisual, mercadológica e expressa.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF