Título: | VOZ E PERFORMANCE EM ADRIANA CALCANHOTTO | ||||||||||||
Autor: |
DANIELA PEDREIRA ARAGAO |
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Colaborador(es): |
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ - Orientador |
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Catalogação: | 16/MAI/2017 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=29993&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=29993&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29993 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O objetivo principal desta tese é analisar o desenvolvimento vocal da
cantora Adriana Calcanhotto e o modo como ela imprime uma marca rasurante em
suas interpretações. Este processo se efetua por meio de um intercâmbio com os
cinco círculos semióticos estabelecidos por Júlio Diniz: a tradição sentimental e
exagerada da música brasileira nos anos 40 e 50, o distúrbio geracional e sonoro
das guitarras e cabelos compridos da Jovem Guarda, o minimalismo das ricas
formas poéticas, harmônicas e melódicas da Bossa Nova e o engajamento
barulhento e transformador das músicas de protesto. Pretende-se avaliar como se
dá o desempenho performático da artista, a maneira como ela explicita o
desenvolvimento de suas performances cênicas em seus shows, que revelam um
forte diálogo com outras categorias artísticas, como a literatura e as artes plásticas.
Seu percurso criativo demonstra uma busca acentuada por uma estética
minimalista, que desponta tanto em sua expressividade vocal, quanto na
manifestação corporal. Analisa-se, ainda, a criação do heterônimo-máscara
Partimpim, o qual explicita o trabalho da artista voltado para o universo infantil,
em que ela compõe canções e elabora releituras que demonstram a predominância
de uma concepção lúdica expressa sobretudo nos arranjos.
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