Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: ANALISE DA SATISFAÇÃO NO TRABALHO DE CONSULTORES DE TI DE EMPRESAS BRASILEIRAS
Autor: DAYWISON MACIEL FERREIRA
Colaborador(es): PATRICIA AMELIA TOMEI - Orientador
Catalogação: 12/MAI/2017 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=29942&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=29942&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29942
Resumo:
O crescimento do setor de Tecnologia da Informação tem demandado a contratação de consultores dos quais são pretendidos elevados desempenhos e dedicação intensa ao trabalho. A satisfação no trabalho afeta diretamente a qualidade dos serviços prestados por estes consultores de TI. Desta forma, este estudo objetiva analisar a satisfação dos consultores do setor de TI de empresas brasileiras com algumas das dimensões do trabalho. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativa (survey) baseada no modelo Job Descriptive Index (SMITH et al., 1969) e coletados 158 questionários de empregados de consultorias de TI no Brasil. Concluímos que os consultores de TI no território brasileiro não estão satisfeitos com os salários que recebem nem com as oportunidades de promoção que as empregadoras oferecem. Por outro lado, eles sentem-se satisfeitos com as atividades laborais que exercem e com seus companheiros de equipe, mas são indiferentes quanto aos seus supervisores (incapazes de alimentar qualquer sentimento positivo ou negativo). Por fim identificamos também que não há evidências de que a satisfação com o salário e com as oportunidades de promoção interfira na satisfação com os supervisores e com a natureza do trabalho; e também não podemos afirmar que a satisfação com os companheiros de equipe afete a satisfação com as atividades laborais.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF