Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: O VALOR DA OPÇÃO DE SWITCH-USE DA TERRA: DA PECUÁRIA DE CORTE PARA PROJETOS DE REFLORESTAMENTO OU SILVIPASTORIS
Autor: IGOR MICHEL SANTOS LEITE
Colaborador(es): CARLOS PATRICIO SAMANEZ - Orientador
Catalogação: 26/ABR/2017 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=29759&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=29759&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29759
Resumo:
O problema de valoração da opção de switch-use da terra é um enigma recorrente e de complexa solução, haja vista a grande variedade de incertezas relacionadas ao agronegócio no Brasil. Nesta dissertação é analisada e valorada essa opção através da abordagem da Teoria de Opções Reais (TOR), desenvolvendo um sistema de gerenciamento de longo prazo, considerando a instalação de um projeto de reflorestamento ou manejo silvipastoril e a existência inicial da pecuária de corte. A resolução do problema de onde e como investir é resolvida por meio da Simulação de Monte Carlo (SMC). As séries históricas de preços da madeira (diâmetros pequeno e médio) e do boi gordo, no período entre 1997 e 2015, são testadas para observar a sua aderência a um modelo estocástico de reversão à média (MRM). Os resultados mostraram que a decisão ótima a ser tomada é a de se investir imediatamente em um manejo silvipastoril, vencendo até mesmo as opções de aguardar e investir posteriormente. Por meio de análise de sensibilidade foram verificados os limites de segurança da decisão.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF